quarta-feira, 1 de junho de 2011

Crônica 54: O Café

Pois é. Como todos devem saber, semana passada aconteceu o dia do café. Importante eu, né? E, para efeito comemorativo, fui prestar serviços em um evento de cosméticos. Interessante. Não tanto, já que não preciso desse tipo de coisa para me manter jovem. Sou velho mesmo. E como.
Estava eu, esperando que alguém me procurasse.  Esperei. Os chocolates e refrigerantes estavam muito mais solicitados. Deu até certo tom de revolta. Mas relaxei. “Respirei fundo” e continuei ali, pronto a dar alento a quem precisasse. Até que... Ufa! Fiz uma descoberta surpreendente.
Eram mesas altas. Bancos altos. Ambos estreitos. Pouco convidativos. Sentaram-se ali duas pessoas. Dois homens. Uma dupla de “gorduchinhos”. Não se deixaram abater pela pequenez dos bancos. Falavam muito. Muito rápido. Mal se conseguia entendê-los.
No entanto, em meio a tantas palavras de adulação, consegui captar algo realmente importante (pra mim ao menos). O assunto era Eu. Mas, não o velho Eu. E o assunto nada tinha haver com cozinha, bebidas quentes ou melhores amigos. O assunto era cosmético.
Na hora pensei: que doideira é essa? Eu sei já existe shampoo de chocolate. Sei também da utilização do ouro na produção de batons. Mas café? Jamais imaginei. Bom, um dos rapazes falava, falava, falava e eu ali pacientemente ouvindo.
Até que limpei a parte desinteressante da conversa e fiquei com a seguinte informação: “não sei se o senhor sabia, mas nossa empresa está utilizando café para produzir algumas linhas de seus produtos”.
- São cosméticos feitos com os grãos verdes e também com o refugo da produção – continuou.
Sim, meninas. Aquelas que ainda ficam com a frescura de tomar café descafeinado. Isso não é café. “Cutucãozinho” à parte. Fiquem sabendo que o café tem propriedades para drenagem e tonificação da pele. Além de óleos de banho, hidratantes e até sabonetes.
De volta aos nossos amigos faladores. Depois de tanto assunto. Ambos terminaram sua bebida. Voltaram para o seu trabalho. Seu stand. Seu café. E, Eu, volto para a minha boulangerie para ouvir mais e mais histórias...

Mariana Primi Haas - MTB 47229                                                                                                                                        Junho/2011

7 comentários:

FERNANDO disse...

COM ADOÇANTE.NESTE FRIO VOCE É MUITO BEM VINDO, MAS SEMPRE ACOMPANHADO DO SEU FIEL COMPANHEIRO MINEIRO:PÃO DE QUEIJO.
AI O PAPO ROLA LEGAL,VOCES ME FAZEM FELIZ.
FE.RUBANO

Anônimo disse...

Eta cafezinho bom

Mônica disse...

Belezinha!!!!!!!

Vera disse...

Esse cafezinho é especial

Rafinha - lembra de mim? disse...

Sabe o que mais? O grão do café, nas mãos de um artesão, resulta em lindos ornamentos, colares, brincos, ADORO! Tem até uma designer de joias que mistura minérios nobres com esse doce grão de café (sem ofendê-lo por não ser nobre...).

André disse...

o grão do café torrado tbm é utilizado para limpar o olfato na hora de explorar aromas. beijos mari e um brinde ao cafézito!

Anônimo disse...

Muito bom esse cafezinho, o cheirinho é inigualável. Uma vez passeava por uma praia deserta, em um dia frio e chuvoso e senti um cheirinho de café vindo de um casarão antigo. Em seguida,um novo cheirinho de pão no forno. Faz mais de vinte anos e nunca esqueci, parecia tão familiar e tão sem pressa.... A vida é feita desses momentos.