segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Crônica 90: Esperando o Outono Chegar!


Sabe, sou um café. Brasileiríssimo de origem. Sei que sou muito querido no meu país. E tenho o hábito de transformar momentos difíceis em fáceis. Procuro ver o lado interessante das coisas. Gosto, até mesmo, daqueles clientes mais chatos e arrogantes. Consigo conviver até com os adeptos do café descafeinado... Arrrrg... Uma contradição por si só, não?

Mas preciso confessar que ando bastante descontente nestes últimos meses. Alguém sabe o porquê? Eu explico. Minha casa anda cheia de gente. Crianças, jovens, cachorros, adultos, velhos. E eu só vejo e acompanho todos de longe. Muito longe. Não posso ouvir suas histórias. E, consequentemente, estou há muito tempo longe dos meus queridos amigos.

Isso dói, sabe? Às vezes eles pensam em pedir um drink gelado de café. Aí eu me animo todo. Mas, invariavelmente, desistem e optam por algo mais fresco. Um suco. Uma cerveja. Água. Estou perdendo espaço para a água!

Dia desses, estava eu lá, entediado. No meu balcão. Eu e minhas colegas xícaras. Tristonhos. Conversávamos apenas sobre futilidades. O tempo. Uma notícia ou outra na tv. O calor (claro). A falta de chuva. Conversinha mais chata, "sô"!

Bom, sentaram-se dois amigos. Uma moça e um rapaz. Os dois com um gosto um pouco duvidoso para se vestir. Ela usava roupa curta demais. Justa demais. E ele, uma bermuda que deixa a b... de fora e cobre apenas metade da perna. Toda desleixada. Um negócio horroroso. Mas meu amigo, mesmo que mal trajado, estava querendo minha companhia.

Euzinho, lá do balcão, me empolguei todo. Já avisei as meninas. "Opa! vamos dar uma voltinha pelo salão". "uhuuuuu" – gritaram em uníssono. No entanto, no momento em que o rapaz falava com o garçom, sua amiga "piriguete" disse: "Ai credo! Vai tomar café nesse calor? Não acredito!". O garçom, sem saber bem o que fazer, sugeriu uma das opções de drink gelado. Mas a mocinha... "Não! Nada de café! Só de pensar em café me dá calor!!!!!".

O menino, um tanto quanto sugestionável e indeciso, diz: "é verdade... melhor um copo de suco de melão". Ah, fala sério. Ele trocou o delicioso sabor de um café bem passado. Por um suco de melão? Melão tem gosto de que? Existem especialistas no meu sabor, no meu aroma. Alguém é especialista em melão?”. Nossa, as meninas murcharam novamente suas asinhas. E eu, bom, eu fiquei ali. Quieto. Esperando que alguém quisesse dividir seu dia comigo. Voltei das minhas férias super frustrado. Esperando o outono chegar... Mas, vai chegar e eu sei que vocês vão voltar!

Sempre seu!
O Cafezinho!

Nenhum comentário: