quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Crônica 33: A VIAGEM

Como devem ter percebido tive que me ausentar por um tempo. Sabe como é... Natal, ano novo chegando, enfim, dezembro e janeiro são meses corridos para todos. Além de tudo, tirei umas férias merecidas. É um leva e traz. Um vai e volta. Bandeja. Garçom. Burburinho. Ufa! Pois é, mas sabem onde fui parar?

Em Buenos Aires, ou seja, na terra dos “cafés”. É café pra todo lado. De todo jeito. Lá os cafés são também restaurantes. Servem desde um simples cafezinho até deliciosos – e bem servidos – pratos. É um em cada esquina. Eu estava no paraíso. O paraíso para um café, claro.

Minha passagem por terras portenhas foi tranqüila. Calma. Revigorante. Mas não pude deixar de observar os hábitos dos freqüentadores dos “cafés” de lá. Tão perto e tão longe. Uma das primeiras coisas que pude notar foi a elegância dos argentinos. Sou um café brasileiro, também não gosto muito de admitir, mas é um povo muito arrumado. Muito educado.

Os homens mais velhos, por exemplo, não se sentam para saborear um bom cafezinho sem estarem devidamente trajados de terno. Camisa. As mulheres, então, poderiam até dizer que são “peruas”. Mas, de qualquer forma, maquiam-se. Perfumam-se. Tudo apenas para saborear um de meus amigos.

E, como se pode imaginar, há os turistas. Uma infinidade deles. Em sua maioria, brasileiros. Sentam-se com olhos atentos a tudo a sua volta. Normalmente de mochila. Câmera fotográfica. Filmadora. Um bom mapa da cidade em mãos. E as conversas, invariavelmente, são os lugares pelos quais passaram e os que ainda irão visitar.

Os turistas normalmente vestem-se mais à vontade. Também, para andar o dia inteiro não convém usar terno ou salto alto. Chamou-me a atenção um casal de turistas brasileiros, sentados na mesa ao lado.

Acenderam um cigarro. E ficaram como eu, apenas descansando.

- Amor, você não vai filmar a Florida? – dizia ela.

- Claro que vou... Já já – respondia seu companheiro.

O tempo passou. Os dois continuaram ali, sentados. Tomando um cafezinho. A tarde vinha caindo. E nada de filmagens.

- Amor, filma a Florida, vai? Daqui a pouco anoitece e a gente perde a oportunidade...

- Tá bom – disse ele. Animando-se.

Filmaram a Florida. Divertiram-se. Riram muito. Senti-me feliz ao vê-los tão contentes. Era contagiante. Que delícia. Que coisa boa poder aproveitar momentos de felicidade plena.

E, por fim, como diria Dostoievski: “Há momentos, e você chega a esses momentos, em que de repente o tempo pára e acontece a eternidade”.

Aproveite seus momentos e curta suas eternidades. É o que deseja esse simples café.

Bem-vindos a 2009!



Mariana Primi Haas - MTB 47229 
Janeiro/2009

10 comentários:

KImdaMagna disse...

Saudo então seu retorno.
ASgradecido pelo roteiro de viagens.

è sempre bom saber que existem por esse mundo pessoas a rir e aserem felizes mesmo que momentânneamente...

Xaxuaxo

Unknown disse...

Momentos como esse não deveriam acabar nunca....pelo menos o cafezinho descansou, e quem sabe não visite outros ares tambem....

Anônimo disse...

Esse cafezinho até poderia estar metido, afinal, experiências em terras estrangeiras permitem esses arroubos. Mas, não, continua atento, sensível ao olhar o outro. Imagino que tenha muitas histórias ainda para contar, dessa terra tão próxima mas tão diferente. Adorei!!!

Anônimo disse...

Café com tango, uma ótima pedida. Ótima pedida também a receita de café gelado. Vou experimentar e depois aviso aos blogueiros o resultado.

Pedro Lisboa disse...

Maravilha seus textos, Parabéns.

Tosatti disse...

Que lindo blog cor de café! Bjs

Lobotomia disse...

Que cafezinho chique, hein!

KImdaMagna disse...

Pronto, coloquei nos Confins e Príncipios do Ximbueko e na Sanzala do www.kimang.blogspot.com
o fumegante e aromático cafézinho.
Me identifico bastante com ele pois no sítio onde nasci (Kwanza Sul-Angola) tem muito.Adorava rebolar me por sobre os grãos do café no seu estágio de secagem nos terreiros.Na altura se chamavam Roças de café.

Tudo de bom para ti.

Xaxuaxo

Ana Pallito disse...

Com açucar, com afeto Café cheiroso

Tally M. disse...

Ano novo, blog novo! Adoro! Ficou lindo, parabéns!! Já alterei o endereço no meu! Beijo grande